terça-feira, 6 de dezembro de 2011

SABER OUVIR E SILENCIAR

 
 Silêncio
Saber ouvir e saber calar: nisto consiste o supremo valor do silêncio. Ouvir, silenciar, pensar, falar, silenciar e pensar outra vez evitaria muita coisa dita em vão. Por falar apenas e pouco pensar, pessoas cometem erros difíceis de reparar depois. E por ouvir tanto menos do que pensam, piores erros cometem ainda...
            (Augusto Branco)


Quarta-feira, 9 de Fevereiro de 2011.

A cama hospitalar chegou finalmente. As coisas vão ficar um pouco mais fáceis agora, principalmente para minha mãe que é quem cuida de mim. Sinto-me tranquila, apesar de perceber alguns sintomas da doença voltando mesmo tomando a medicação. Logo voltarei à médica e veremos o que ela dirá... A escara está fechando... Hoje o dia está lindo, ensolarado e o céu azul. Não está muito quente... Tenho dormido bem, estou calma e resignada. Uma das coisas que tenho de aprender é me calar. Erramos muito por falar demais e não saber ouvir o que o outro está dizendo. Ouvir o que o outro está dizendo realmente e não nossa interpretação sobre aquilo que estamos ouvindo e achando que é o outro que está falando. Aprendi que se não tem nada de bom ou construtivo para dizer silencie, aquele que sabe calar é realmente o verdadeiro sábio. Manter-se calado é uma atitude extremamente difícil e exige muito alto controle e conhecimento sobre si mesmo.
                                                     Sandra Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário